ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA, COORDENADORES, CONSELHEIROS E DIRETORES DO MTG PR EM BITURUNA DIA 09 JULHO 2022.

ATA DA REUNIÃO DO MTG/PR

Aos nove dias do mês de julho de dois mil e vinte e dois, às oito horas e quarenta e cinco minutos, na sede do CTG Chapéu Tapeado de Bituruna 17ª RT,  deu-se início a reunião com os Coordenadores, Vice Coordenadores, Conselheiros e Suplente do Conselho, e Diretoria Executiva do MTG/PR. Inicialmente foi composta a mesa de abertura com a presença das seguintes autoridades: Rogério Dalgallo – Vice Prefeito de Bituruna,  José Haroldo Alves da Silva – Patrão/Presidente do MTG/PR, 1ª Vice Patroa/Vice Presidente do MTG/PR – Delcir Scolari, 2º Vice Patrão/Vice Presidente: Antônio Valdemir Roberto, o Sr Luiz Sérgio Nicolotti – Coordenador da 17ª RT, Marcos Alaor Santos – Presidente do Conselho de Vaqueanos, Ricardo Burtt – Conselheiro da 17ª  RT, 1ª Prenda Adulta do MTG/PR Maria Eduarda, 1ª Prenda Veterana do MTG/PR Luana Klain e 1º Peão Veterano Claudinei. Na seqüência foram entoados os Hinos: Nacional, do Estado do Paraná e o Tradicionalista, dando seguimento fez uso da palavra a Sra Alcione Patroa do CTG Chapéu Tapeado que agradeceu a presença de todos, desejando uma boa reunião, com sabedoria e coerência, na seqüência o Sr Nicolotti Coordenador da 17ª RT, fez uso da palavra, agradeceu a Prefeitura Municipal pelo apoio na realização desta reunião, também agradeceu as pessoas que colaboraram para que tudo transcorra da melhor maneira possível, desejou boa reunião a todos, na seqüência o Sr Marcos Alaor fez uso da palavra agradecendo a todos e desejou um bom encontro. Dando continuidade o Sr Rogério Dalgallo Vice Prefeito fez uso da palavra e relatou que é uma satisfação Bituruna estar sediando essa reunião, que faz parte desse Movimento que é tão importante para as famílias, pois é um meio saudável que preserva os valores, onde as crianças convivem e crescem em um ambiente sadio, parabenizou a todos pela presença e desejou um evento com qualidade e sabedoria. Dando seguimento o Sr Jose Haroldo fez uso da palavra dizendo que é uma satisfação estarmos todos reunidos em prol do Movimento, que a reunião de hoje é para discutir e mostrar a transparência de como está sendo administrado o MTG, pediu a todos coerências e almejou a todos uma reunião produtiva com resolutividade nas situações.  Desfeita a mesa o Sr José Haroldo Presidente do MTG/PR, fez um agradecimento especial ao Conselho pela colaboração, na oportunidade explanou sobre os eventos que participou, e falou que sempre está aberto a todos os tradicionalistas, e na seqüência explicou sobre um Oficio endereçado a ele, que infelizmente o mesmo não viu, mas que se propõe a fazer todos os esclarecimentos, no texto do oficio pedia-se esclarecimentos quanto: Aluguel do prédio onde esta a sede do MTG/PR, e a falta de comprovante do Presidente Ernani José Barea, sobre o aluguel da sala, relatou que existe contrato e que esta regular e sobre os comprovante do presidente anterior explanou que não faz parte da sua administração, que foi paga anteriormente à sua posse no dia 30 de dezembro, entretanto como houve feriado bancário e o saque foi realizado no dia 03 de janeiro, mas colocou que estará realizando a resposta formal do oficio encaminhado. O Sr Custódio – Conselheiro da 12ª RT, explanou que não foi apresentado no quarto trimestre, dessa forma quando o Conselho tomou ciência deste fato notificou a Executiva para que sejam tomadas as providencias necessárias quando a possível solicitação de devolução do dinheiro, entretanto  Sr José Haroldo colocou  que o oficio foi direcionado para apresentar os comprovantes, dados que essa patronagem não tem, assim sendo explanou a necessidade de que o Conselho realize esse pedido de providencias via oficio para ser encaminhada a análise do jurídico. Na seqüência o Sr Jose Haroldo solicitou que fizesse uso  da palavra o Sr. Luiz Otávio Freitas – Diretor Artístico do MTG/PR para  que explanasse sobre o Departamento em especial sobre o curso de avaliadores realizado na cidade de Caxias do Sul/RS, dando seguimento, Luiz Otávio fez uso da palavra e explicitou que sobre as danças e as duas vertentes de estilos, explicitando que em 2017 o Paraná adotou algumas danças campeiras (danças vinculadas ao estilo Paixão Cortez) e ao assumir a diretoria o Luiz Otavio ficou ciente pelos instrutores que as avaliações das danças não tinham muitos parâmetros, assim sendo, procurou compor uma equipe de dança que fosse coesa, dessa forma foi escolhida a equipe de avaliação  em consenso com os instrutores e patrões do CTGs do Paraná. Entretanto, a equipe escolhida não tem tinha muita afinidade com as danças campeiras, que atualmente são nove (em 2017 eram apenas três), e por isso foi paga as despesas de alimentação e transporte para que a equipe se aperfeiçoasse nas danças campeiras, tendo em vista que o alojamento foi cedido pela Universidade de Caxias do Sul, Marcos Alaor solicitou informações sobre o porquê à escolha dessa equipe, tendo em vista que não é a equipe oficial do RS, e porque não é feita uma comissão de avaliação de danças, o Sr Luiz Otavio colocou que a escolha da equipe foi realizada pelo Diretor de Dança e que não necessariamente precisa ser a equipe de avaliação do MTG/RS, e sobre a Comissão com pessoas do PR, hoje não é possível tendo em vista que tem conhecimento na área, são instrutores de grupos de danças. Na seqüência foi perguntado por que se pagou o curso de capacitação se os avaliadores vêm para o Paraná e cobram. O Sr Luiz Otavio colocou que o curso eles fizeram para avaliar o Paraná, que é uma necessidade do MTG/Paraná. O Sr Custódio falou que não há previsão estatutária para esse gasto. O Sr Jose Haroldo se propôs a devolver o recurso e deixou claro que a partir desse ponto o Conselho que assuma a responsabilidade frente à invernada artística. A Sra Delcir Scolari relatou que sempre foi dessa forma que o MTG/PR sempre custeou avaliadores e que ela foi funcionária do estado e sempre recebeu capacitação e sempre foi paga para fazer seu trabalho. O Sr Gilson explanou que o Conselho está querendo fazer a gestão do MTG/PR e não apenas fiscalizando e exercendo seu papel. O Sr Jose Haroldo explanou que a executiva e as diretoria, estão fazendo as coisas mais claras e transparentes possíveis e que por isso pediu para o Luiz Otávio explanar sobre a capacitação, Sr Jose Haroldo colocou que solicitou tal explicação por que foram feitos questionamentos de forma equivocada e ate mesmo constrangedoras. Na seqüência Luiz Otavio explanou que nunca foi exigidos tipos de hotéis e alimentação, que isso fica a critério da entidade promotora, que o cache por avaliador gira em torno de R$ 600,00 (seiscentos reais) por avaliador, que é para cobrir as despesas de viagem e alimentação no trajeto. Na seqüência o coordenador da 3ª RT, fez uso da palavra e colocou que o debate sobre o pagamento de avaliadores é algo questionado, e propôs que se estipulasse um valor fixo para os avaliadores, mas que com certeza o valor seria mais alto, o coordenador da 9ª RT colocou que a capacitação é um interesse do MTG/PR, visando uma qualidade, o Sr Luiz Otavio colocou que a única intenção com a capacitação é apenas para que se qualifiquem as avaliações. O Sr Jose Haroldo colocou que pediu a explanação para que se encerrar os comentários a cerca da legalidade e pediu para Luiz Otávio falar o modo como as pessoas questionam, que ele recebeu um questionamento do Patrão do CTG Chama Crioula, sobre o fato de um Conselheiro do MTG/PR solicitar o os valores que foram gastos no Rodeio e que isso deixa  um situação constrangedora, como se o Departamento Artístico estivesse fazendo algo escondido, e que o Conselho não tem gerencia sobre os recursos do CTG, e relatou que sempre esta aberto as argumentações, o Sr Jose Haroldo relatou que é necessário respeitar a hierarquia,  O Sr Custódio, colocou que a indagação do CTG de Toledo, que era apenas para saber se eram pagos os avaliadores, pois segundo o Comissão Fiscal, não se pode ressarcir despesas de pessoas que não fazem parte do MTG/PR, entretanto os avaliadores são pagos ou ressarcidos pelos CTG promotores e não pelo MTG/PR.  Na sequencia o Coordenador  da 11ª RT Cabral, relata que os gastos com a artística sempre houveram, parabenizou o Luiz Otavio pelo trabalho e também destacou a transparência com que o MTG esta sendo conduzido, com transparência, e convidou a todos para no mês de agosto estarem em Planalto. O Coordenador da 6ª RT parabenizou o andamento dos trabalhos da executiva e pediu para que o Conselho continue apoiando as ações do MTG para que assim possamos caminhar no rumo certo. Dando continuidade, o Sr Jose Haroldo,  explicitou  como está  a situação dos Projetos com a empresa Sigas Marcas, inclusive a necessidade de se modificar o CNAE, tendo em vista os códigos são divergentes do que é exigido pelo Ministério da Cultura, e a partir da modificação do CNAE vai ser novamente inscrito os projetos junto aos órgãos federais.  O Sr Custódio solicitou informações de porque o Sr Paulo, não verificou que o CNAE não era condizente e também solicitou cópias dos projetos, Ana Paula colocou que sobre o código do CNAE, houve alterações na legislação do Ministério da Cultura, e por isso os projetos não foram aprovados, o Sr Jose Haroldo colocou que não vê utilidade em pedir a cópia dos contratos, tendo em vista que são passados, mas que vai solicitar as cópias, tendo em vista cobranças do Conselho. Na seqüência a 1ª Guaiaca (1ª tesoureira), Cristinan Keity Carneiro, fez a apresentação da Prestação de Contas do MTG, referente ao 2º Trimestre de 2022, sendo que ao fechar o 1º Trimestre tínhamos um saldo de R$ 186.912,67 (cento e oitenta e seis mil novecentos e doze reais e sessenta e sete centavos) teve entradas no valor de R$  145.821.20 (cento e quarenta e cinco mil oitocentos e vinte e um reais e vinte centavos) saídas no valor de R$ 64.189,01 (sessenta e quatro mil cento e oitenta e nova reais e um centavo) obtendo hoje um saldo de R$ 268.544,86 (duzentos e sessenta e oito mil quinhentos e cinquenta e quatro reais e oitenta e seis centavos),  também colocou que na próxima prestação de contas poderá aparecer algumas multas, e que esta são decorrentes do período em que o MTG/PR ficou sem Certificação digital, tendo em vista que esse ano a Receita Federal realizou novas exigências quanto a ata que precisou ser retificada e por isso demorou um pouco, o Sr Nicolotti pediu que se possível a próxima prestação de contas seria importante fazer as entradas por RTS. Na seqüência o Sr Jose Haroldo colocou sobre a necessidade de revisão de nossos regulamentos e estatutos, tendo em vista a algumas situações divergentes e que também precisa se adequar ao Código Civil. Na oportunidade o Sr Claudinei – Peão Biriva Veterano do MTG/PR fez uso da palavra e explicitou que ele tem um projeto para a criação de uma Comissão Consultiva, composto por todos os diretores jurídicos das RTs, para que esse órgão auxilie nas resoluções dos conflitos e visando o bem comum do MTG/PR, entretanto no momento será apenas um órgão consultivo, tendo em vista não haver esse órgão regulamentado. O Sr Gilson Coordenador da 2ª RT, fez uso da palavra, explanando sobre a estrutura do Encontro de Seleções em Ivaí, que já foram realizadas três reuniões com o Prefeito e as coisas estão fluindo e acredita que seja um grande evento, relatou que a preocupação da Coordenadoria como prevê o Regulamento fala que para participar do Encontro de Seleções as RTs precisam ter realizados no mínimo dois rodeios e têm muitas RTs que não conseguiram realizar, o Coordenador da 2ª RT solicita que esse ano seja feita exceção neste quesito tendo em vista a dificuldade do retorno das atividades devido a pandemia e a crise econômica pediu que seja analisado e colocado em votação tal situação, o Sr Jose Haroldo relatou que esse ano temos uma diminuição significativa com as receitas, e conseqüentemente o repasse das inscrições para o Encontro Estadual diminuiu e acredita que a preocupação do Coordenador Gilson é pertinente para esse ano, antes de colocar em votação abriu a palavra, o Sr João Paulo fez uso da palavra e fez uma proposta de que seja repassado a totalidade dos R$ 3,00 (três reais), quanto a exceção dos rodeios, João Paulo relatou que concorda, mas solicitou que os coordenadores não façam encontros de laços  para formar a seleção e daí não realizam os repasses. O Sr Nicolotti também fez uso da palavra explicitando que acha que nesse momento seria ideal em realizar o repasse na totalidade dos R$ 3,00 (três reais) para a realização do Encontro Estadual, o Sr Alexandre, fez uso da palavra dizendo que cada RT tem uma realidade diferente e que a 3ª RT está com dificuldade de realizar rodeio devido ao valor das inscrições, e pediu que se leve em consideração essa diferença de realidade. O Sr Jose Haroldo colocou que entende essa preocupação devido às diferenças de cada região, mas que tendo em vista está previsto no Regulamento e que já houveram realizações de rodeio e algum CTG pode se sentir lesado e entrar em vias judiciais, assim sendo pediu que essa proposta seja levada a votação na próxima Convenção. Sobre os repasses para o Encontro Estadual o MTG paga os troféus, tem pagado os juízes e colocou que a preocupação e repassar os R$ 3,00 em sua totalidade, o MTG não terá recursos para arcar com as demais responsabilidades, junto com o Rodeio de Seleções, e também colocou que o Paraná ainda sediara o Nacional de 2023 e estamos sem saber quais serão os recursos financeiros disponíveis para a execução do Encontro Brasileiro. O Sr Jucimar fez uso da palavra apoiando o Coordenador da 2ª RT e lembrou sempre que o MTG precisa de união e de colaboração, e explicitou que cada Região poderia auxiliar com um valor para a contratação dos juízes, também colocou que a maioria das pessoas que vão a rodeio, vai por amor, que não vê a necessidade de altas premiações, que percebe que hoje se perdeu os valores do tradicionalismo, pois só existe a busca por premiação, que se faz necessário voltar um pouco às origens, para que possamos dar continuidade. Foi colocada em votação apenas a dispensa da obrigatoriedade dos rodeios para as RTS participarem do Encontro de Seleções, entretanto para representar a Região, o peão/prenda deve estar cadastrado na Região a doze meses.  Na seqüência foi realizada a posse da Prynciele Felix Panuci Vice Coordenadora da 5ª RT e Valdenir Iotti Conselheiro da 9ª RT. No período da tarde a 1ª Prenda Veterana do Paraná, Luana Klain fez uma breve explanação sobre a história do tradicionalismo, a seqüência Sr Jose Haroldo explicitou sobre o sistema das carteirinhas que no momento estamos sem TI para trabalhar, tendo em vista que venceu o contrato, então foram realizados três orçamentos para a nova contratação, e que antes de fechar o contrato, o Patrão gostaria de conversar com o técnico, pois o sistema apresenta alguns erros que precisam ser resolvidos. Na seqüência o Sr Jose Haroldo falou sobre a situação da Liga de Laço, onde ficou definido que será feita a realização de um seminário para discutir tal tema. Sobre o valor das inscrições foi sugerido pelo Sr Henrique Magrão da 16ª RT o aumento do valor das inscrições e conseqüentemente o número de armadas, Alexandre coordenador da 3ª apresentou a proposta de que com as dez armadas se pague um valor maior da inscrição e que com o valor maior poderá ser realizada premiação em dinheiro, João Paulo coordenador da 6ª RT propôs que seja adiantada a convenção para janeiro, após várias discussões ficou definido que os coordenadores realizarão reuniões dentro de suas RTs e levantarão a opiniões dos CTGs associados, encaminhando ao MTG cópia das decisões. O Presidente do MTG/PR agradeceu a presença de todos na reunião e o apoio do Conselho de Vaqueanos, desejou um ótimo retorno e encerrou a presente reunião. Nada mais havendo a tratar, eu Ana Paula G. Halila, Sota Capataz do MTG/PR lavrei a presente ata, que vai por mim assinada e pelos demais em livro próprio.