Ata da Reunião Presencial do Conselho de Vaqueanos dia 28/Novembro/2020 em Pitanga-PR

REUNIÃO PRESENCIAL DO CONSELHO DO MTG-PR GESTAO 2020 – 2021
Aos vinte e oito dias do mês de novembro de dois mil e vinte, foi realiza a reunião presencial do
Conselho de Vaqueanos do MTG-PR, teve como sede as dependências do Centro de Eventos
Araucária, na cidade de Pitanga – PR. A reunião contou com a presença do Presidente do Conselho
de Vaqueanos Sr. Moacir Comunello da 13ª RT, Sr. Ednilson Stocco de Oliveira da 2ª RT, Sr.
Fernando Amaral Vargas Rezende da 9ª RT, Sr. Custodio Luiz Reis Lima da 12ª RT, Sr. Luiz
Carlos Machiavelli Petrechen da 13ª RT, Sr. Edson Getten da 7ª RT, Thyago Colaço Vaz da 6ª
RT, Sr. Elison Bueno Araújo da 16ª RT, Sr. Neodoraldo de Lima da 8ª RT, Sr. Ramon Carvalho
da Silva da 14ª RT, Sr. Marcos Alaor Santos da 17ª RT, Carlos Eduardo Silva da 5ª RT, os
Suplente Antônio Lori Pereira da 1ª RT, Sr. Antônio Vanderlei Queiroz da 3ª RT e o Sr. Jorge
Brandenburg da 10ª RT. Também se fizeram presentes o Presidente do MTG-PR, Sr. Ernani José
Barea, 2º Guaiaca do MTG-PR Sr. Hildo Francisco Habech e o Assessor Jurídico do MTG-PR Sr.
Paulo Celso Nogueira, o Diretor Geral do MTG-PR Sr. Rogerio Pankievicz e o Secretario do
MTG-PR Carlos Levi de Oliveira. Estavam ausente os Conselheiros, Jose Moreira da 4ª RT,
Noimar Rampanelli da 11ª RT A primeira reunião teve inicio às 8 horas e às 10 horas a segunda
reunião, ambas conforme convocação. O Presidente Moacir deu inicio a reunião do Conselho de
Vaqueanos, cumprimentando a todos aos presentes, solicitou que todos postassem em pé para
fazermos uma oração. Em seguida solicitou que os membros da Comissão de Finanças e
Orçamento e a Patronagem Executiva, se reunissem para apresentação do Parecer da Comissão em
relação às contas do 2º e 3º Trimestres de 2020. Após reunião da Comissão de Finanças e
Orçamento do MTG-PR, juntamente com a presença dos demais Conselheiros. Foram convidados
a participar da reunião, o Presidente do MTG-PR, Sr Ernani Barea, o Diretor Geral do MTG-PR,
Sr. Rogerio Pankievicz e o 2º Guaiaca do MTG-PR, Sr. Hildo F. Habech, o Presidente Barea
solicitou que os demais Conselheiros anotassem as perguntas para posteriores perguntas, o
Conselheiro Marcos iniciou com a seguinte pergunta referente a empresa de Informática Noimann,
foi sanando pelo Secretario Carlinhos, o Conselheiro Carlos Eduardo, perguntou sobre o porque o
Guaiaca não assina as autorizações, comentou sobre a conversa que teve com o 1 Guaiaca Demir,
sobre os pagamentos efetuados. O Presidente Moacir, comentou que colocou o áudio para todos os
Conselheiros da Comissão de Finanças, para conhecimento de todos. O Conselheiro Fernando
questionou sobre a ida do Diretor Artístico Luiz Otavio, a 10ª RT, que deveria ser custeada pela
região. O Sr. Ernani, explicou sobre a despesa, o Conselheiro Fernando sugeriu que quando fosse
realizado eventos pelo MTG-PR, seja dado oportunidade a todas as regiões. Também foi
perguntado sobre a questão da empresa PG Paulista-ME, sobre os valores, o Presidente Ernani
falou que foi feito uma repactuação de valores, onde ficou a saída do caixa do MTG-PR, menor. O
Conselheiro Fernando questionou sobre porque o salário do Sr. Carlinhos, estava pendente desde
setembro de 2019, e foi quitado somente no mês de junho de 2020, o Sr. Ernani e o Sr. Carlinhos,
explicaram a situação. O Conselheiro Custodio fez questionamentos sobre a questão da empresa
PG Paulista – ME e da empresa de Informática Noimann, onde foi questionada a questão do valor
pago ate o momento para a empresa PG Paulista – ME, até o a presente data, não apresentou
relatório das possíveis captações de recursos, que ele somente tem direitos e o MTG-PR obrigações
de efetuar pagamentos, também foi questionado quem é o responsável pelo contrato, a pessoal do
MTG-PR, que fiscaliza o cumprimento das cláusulas. O Sr. Ernani respondeu dizendo que o prazo
para protocolar os projetos, vence no próximo dia 30 de novembro do corrente ano. O Conselheiro

Custódio, fez questionamento ao Diretor Geral Rogerio, no que diz respeito a contratação da
empresa Noimann, falou que está aguardando o envio das documentações solicitadas, tais como
cópia do contrato assinado pelas ambas as partes, os três orçamentos e a cópia da ata do Conselho
de Vaqueanos, aprovando a contratação, o Sr. Rogério explicou de que essa empresa vem
prestando serviço desde o ano de 2013, e que não existe as documentações. Foi levantada a questão
do valor que foi retirada da conta do MTG-PR, no valor R$ 134.459,28, o Presidente Ernani,
solicitou ao Assessor Jurídico Paulo, para explicar como esta o andamento da situação, o
Presidente Moacir comentou de que não tinha conhecimento do fato, o Conselheiro Fernando
comentou de que a falha foi da Gestão passada do Conselho de Vaqueanos, onde quem foi omisso
foi na época do Presidente do Conselho de Vaqueanos, Marcelo Rufato, onde o mesmo na
apresentou a falta do valor a Comissão de Finanças, e foi aprovada, devido a reeleição da atual
Patronagem, onde o mesmo e era candidato Vice Presidente do MTG-PR. O Assessor Jurídico,
Paulo fez a leitura do documento de instrumento particular de confissão de divida e outras avencas,
compromisso assumido pelo Sr. Ricardo Ruva, para conhecimento de todos os Conselheiros. O Sr.
Ernani, assumiu a responsabilidade por essa movimentação financeira, onde o mesmo, se
comprometeu, caso o Sr. Ricardo Ruva, até o ano de 2024, caso não pague a dívida, o Sr. Ernani se
comprometeu ressarcir o MTG-PR. Passou-se a votação das Contas referente ao 2º trimestre,
votação será da Comissão de Finanças e Orçamento, o voto do Conselheiro Fernando, é pela
aprovação das contas, com ressalvas de que nas futuras prestações de contas, que nas autorizações
de pagamentos, sejam anexadas os comprovantes de despesas, com a segunda ressalva que todas as
regiões, tenham igualdade de condições, ao acesso aos diretores de departamentos do MTG-PR. O
Conselheiro Carlos Eduardo, foi pela aprovação da contas referente ao 2º trimestre e o Conselheiro
Marcos Alaor, foi pela reprovação das contas do 2º trimestre, devido a forma de contratação da
empresa de informática, e da empresa PG Paulista – ME, o Sr. Ernani, comentou de que foi
aprovado pelos Coordenadores a contratação da empresa PG Paulista ME. Sendo assim, as contas
referentes aos 2º trimestre, foi aprovada, sendo só votos do Conselheiro Fernando Amaral com
ressalva, o Conselheiro Carlos Eduardo pela aprovação acompanhando a ressalva do Conselheiro
Fernando e o Conselheiro Marcos Alaor, pela reprovação da contas, resultado final, fica aprovadas
as contas do 2º trimestre. O Presidente Moacir passou para a discussão das contas do 3º trimestre,
foi levantado pelo Conselheiro Fernando, a questão das despesas pagas pelo MTG-PR, em nome
do Secretário Carlinhos, o Conselheiro Custódio, sugeriu de se fazer um contrato formal de
aluguel, incluindo os números dos relógios de água e luz, para ficar mais legal a situação. Tambem
foi apontado a questão do valor pago a mais referente a empresa de informática no 3º trimestre em
relação ao 2º trimestre, Sr Carlinhos explicou de que se trata registro do domínio do site do MTGPR. O Conselheiro Fernando foi pela aprovação das contas ao 3 trimestre, o Conselheiro Carlos
Eduardo tambem foi favorável e o Conselheiro Marcos Alaor, foi pela aprovação das contas. Com
o resultado, os Membros da Comissão de Finanças e Orçamento, votaram pela aprovação das
contas referentes ao 3º trimestre. O Presidente Moacir convocou todos os Conselheiros presentes
para votação do 2º trimestre referente ao ano de 2020, as contas foram aprovadas por unanimidade
por todos os Conselheiros Titulares e Suplentes presentes, e tambem foi colocada em votação das
contas referente ao 3º trimestre de 2020, onde foi aprovada por unanimidade por todos
Conselheiros Titulares e Suplentes presentes. O Presidente Moacir colocou em discussão e votação
a filiação do novo CTG Província Gaucha, da cidade de Toledo – PR, 10ª RT. O Sr. Carlinhos
apresentou todas as documentações necessárias para a filiação, foi pré-aprovada à nova filiação,
somente será terá aprovação definitiva, após o pagamento da anuidade. Foi apresentado pelo

Conselheiro Fernando Amaral, aos demais Conselheiros, sobre o oficio encaminhado ao CBTG
falando sobre a situação do MTG-PR, onde mencionado os Membros do Conselho de Vaqueanos
do MTG-PR, o Conselheiro Fernando comentou de que a responsabilidade da omissão do valor de
R$ 134.459,28, é do Conselho de Vaqueanos da gestão passada, que aprovou esse valor em conta,
pois quem na época o Sr. Marcelo Rufatto era o Presidente do Conselho de Vaqueanos era
Presidente do Conselho, t Foi convidado o Coordenador da 17ª RT, Sr. Luiz Nicolotti, onde fez a
sua explicação, colocando seu posicionamento sobre o assunto, comentando sobre o cumprimento
do Estatuto Social e Regulamento, onde todos deveriam ter conhecimento. Sr. Nicolotti, comentou
que alguns pontos levaram a tomada da sua decisão, por motivos do mau andamento da atual
gestão da Patronagem Executiva do MTG-PR. O Conselheiro Fernando, fez alguns
questionamentos ao Coordenador Nicolotti, referente ao interesse da divulgação, o Sr. Nicolotti
respondeu as questões, dizendo da transparência do nosso movimento, que encaminhou a alguns
Coordenadores e Conselheiros, se alguém repassou para frente, os mesmos respondem por si. O
Presidente Moacir, se manifestou de que não foi comunicado sobre o assunto em pauta. O
Coordenador Nicolotti, comentou sobre as prestações de contas, na gestão do ex-presidente
Marcelo Rufatto, falando que sempre teve domínio sobre o Conselho de Vaqueanos e que o Diretor
Geral Rogerio, sempre teve voz forte dentro do MTG-PR, também comentou de que o ex-presidente Marcelo Rufatto, foi omisso em informar a real situação da conta do MTG-PR, onde
tinha conhecimento da retirada do dinheiro, e repassando aos membros da Comissão de que estava
tudo em ordem, com isso as contas foram aprovadas, para assim o registro da candidatura da atual
gestão, pois se as contas fossem reprovadas, os mesmo não poderiam registrar suas candidaturas
para os respectivos cargos a Presidente e Vice Presidente do MTG-PR. O suplente da 10ª RT, Sr.
Jorge Brandenburg, solicitou apuração dos fatos referente ao valor de R$ 134.459,28, que estava na
conta do MTG-PR, o Presidente do MTG-PR, Sr. Ernani, comentou da sua responsabilidade, pelo
poder que tem de autorizar as movimentações financeiras da conta do MTG-PR, e que assumiu o
compromisso de ressarcir o valor retirado da conta do MTG-PR, caso o Sr. Ricardo Ruva, não
quitar a dívida. Foi colocado em votação a abertura de processo de advertência com o Coordenador
da 17ª RT, Sr. Luís Sergio Nicolotti, foi aprovada por 8 votos a favor e 5 contras. Em tempo, foi
colocada a solicitação para o afastamento temporário do CTG LENCO COLORADO, da cidade de
Rio Grande, 1ª RT, nos anos de 2021 e 2022, foi aprovado por unanimidade. Foi sugerido pelo
Conselheiro Custódio ao Conselho, a abertura de Sindicância para apurar os fatos relacionados a
omissão de informação da retirada do valor de R$ 134.459,28 da conta do MTG-PR. Foi sugerido
também a convocação do ex-tesoureiro Ricardo Ruva, o ex-presidente do Conselho de Vaqueanos,
Marcelo Rufato, e os membros da Comissão de Finanças e Orçamento da gestão anterior, para se
fazer presente na próxima reunião do Conselho do MTG-PR, na cidade de Quedas do Iguaçu, 9
RT, no inicio do ano de 2021, data a ser definida. Sem mais nada a ser deliberada e discutido na
reunião, eu Secretario do Conselho de Vaqueanos Custodio Luiz Reis Lima, lavro a seguinte ata,
que será assinada por mim e pelo Presidente do Conselho do MTG-PR, Sr. Moacir Comunello, a
lista de presença será anexada a esta ata para justificar a presença dos demais membros do
Conselho.