O Departamento Artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR) é instituído pelo Regulamento Geral e pelo Estatuto Social do MTG-PR, além de ter seu regulamento específico. Sua missão é promover, valorizar e preservar a cultura e as expressões artísticas do tradicionalismo gaúcho e paranaense, por meio do estímulo à música, à dança, à declamação, chula e às demais manifestações culturais que representam as tradições gaúchas e paranaenses.
Entre suas atribuições, o Departamento Artístico organiza e orienta os eventos artísticos do MTG/PR, incentivando a participação dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Também é responsável por difundir o regulamento artístico, capacitar instrutores e avaliadores, e fomentar a integração entre as entidades filiadas por meio de eventos formativos e apresentações culturais.
Dentre os eventos de responsabilidade do Departamento se destaca o FEPART - Festival Paranaense de Arte e Tradição, que consiste num concurso entre os CTG's regularmente filiados ao MTG-PR, através da disputa de um conjunto de provas artísticas é realizado anualmente por intermédio de fases Classificatórias (Circuitos) e fase Semifinal e Final, em datas e locais previamente definidos no calendário de eventos do MTG-PR.
São Objetivos do Fepart: promover e valorizar a cultura brasileira, através da promoção da cultura gaúcha e paranaense; integrar o Movimento da Cultura Gaúcha e Paranaense a nível Nacional; promover o intercâmbio sócio cultural entre os CTG's, o MTG, os associados participantes e as culturas regionais; divulgar e projetar a cultura regional gaúcha e paranaense no cenário nacional, valorizar os recursos humanos militantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro e fortalecer a política cultural do MTG-PR
Mais do que um setor de competições, o Departamento Artístico do MTG/PR cumpre uma função educativa e social, pois utiliza a arte como instrumento de transmissão de valores, de construção da cidadania e de fortalecimento da identidade cultural gaúcha. Assim, contribui para que a tradição se mantenha viva, adaptada aos novos tempos, mas sempre fiel aos princípios de respeito, solidariedade e valorização da herança cultural do povo gaúcho.
A estrutura administrativa do departamento inclui: Diretor do Departamento Artístico, Diretora Adjunta do Departamento Artístico e subdiretores nas áreas de: Danças Tradicionais; Danças Gaúchas de Salão; Chula; Música, Declamação, Causo Gauchesco de Galpão e Trova.